Canais do YouTube para conhecer novos artistas e bandas

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EDITADO (27/nov/2015): navegando pela internet, encontrei em outro blog uma postagem (anterior à minha) com o mesmo objetivo desta – canais para conhecer bandas novas. Por coincidência, 2 dos canais que citei foram também recomendados por lá – o que mostra que eles são bons mesmo!
Então, se o assunto lhe interessa, vale muito a pena ler também:
http://blog.youcom.com.br/youcom-2/8-canais-pra-encontrar-a-sua-proxima-banda-do/

A internet é linda. Aliás, o avanço tecnológico, quando usado para fins pacíficos, é lindo. Quando “fins pacíficos” significa criar e compartilhar música com o mundo, então, a lindeza não tem fim.

A inovação tecnológica teve efeito enorme na área musical nas últimas duas décadas – ao ponto de o setor tornar-se um exemplo clássico do efeito disruptivo de novas tecnologias, como o download e o compartilhamento de músicas pela web .

Na produção, o avanço tecnológico, somado à consequente redução dos preços de equipamentos de gravação/instrumentos, permitiu a artistas de fora da chamada “indústria musical” gravarem e criarem material com qualidade técnica quase tão boa quanto a das grandes gravadoras. Exemplo extremo disso é o rapper que gravou escondido um disco dentro de uma loja da Apple. Se foi jogada de marketing ou não, o fato é que hoje essa possibilidade existe, e isso é fantástico.

Na distribuição, a revolução é imensurável. Antigamente, o consumidor tinha acesso a artistas que haviam passado por uma série de filtros prévios, como o das gravadoras – elas ouviam uma série de artistas “desconhecidos” e, de certa forma, decidiam quem se tornaria “conhecido”.
Como esse setor era concentrado em poucas empresas, cada uma delas detinha um poder enorme de decidir o que seria ouvido ou não. Com a internet, o hábito de consumo musical das pessoas mudou bastante, e uma série de mecanismos de distribuição de músicas foram criados em paralelo aos tradicionais, que eram dominados pelas grandes gravadoras. Vários são os exemplos: MySpace, Kazaa, Napster, Spotify, SoundCloud, YouTube e até mesmo o Facebook.
Ainda que cada um desses novos mecanismos de distribuição tenha sua própria lógica e filtro, essa pulverização da distribuição de música por vários canais aumentou a probabilidade de você, consumidor, dar de cara com um artista novo. Isso muda tudo!
É necessário ter consciência de que cada plataforma dessas determina uma parcela das probabilidades desse “encontro”. O processo não é 100% aleatório: você assiste a um vídeo de sua banda favorita no YouTube e, automaticamente, surge uma banda que você não conhece nos vídeos “relacionados”. Aquilo não é feito ao acaso, já que os algoritmos do site comparam os dados de consumo que você deixou anteriormente, suas “pegadas virtuais”, com os dados de pessoas parecidas com você e arriscam: “acho que essa pessoa vai gostar dessa banda, afinal, pessoas parecidas com ela também gostam”.
É uma forma de controlar a aleatoriedade do processo, o que é positivo por um lado, já que a chance de você encontrar algo que lhe agrade aumenta, mas, por outro, tem o aspecto negativo de dificultar o acesso ao “novo”, como aquele estilo musical ao qual você nunca teve acesso e que, de repente, poderia ser do seu agrado.
Eu já comprei CDs de bandas desconhecidas para mim porque, ao zapear pelas lojas físicas de antigamente, uma capa bonita me chamou a atenção, fui ouvir um pouco na própria loja e acabei curtindo e levando para casa. Esse tipo de “acidente” é mais raro de acontecer na web, pois nela estamos sujeitos à ditadura dos algoritmos. Contudo, é possível argumentar que, nas lojas de discos, os CDs já estavam dispostos de forma a ficarem próximos de seus “semelhantes”. Ou seja, não havia algoritmos, mas havia o funcionário que organizava os produtos e restringia, de alguma forma, as “possibilidades de encontro”.

Ainda assim, a tal pulverização do poder de definir o que será ou não ouvido é muito salutar, e um dos locais onde ela se manifesta mais claramente é no YouTube. É sobre isso que vim falar!
Existem milhares de canais interessantes no YouTube que se dedicam a divulgar bandas novas ou ainda não muito conhecidas. Alguns mesclam artistas consagrados com gente iniciando a carreira, outros mesclam uma infinidade de estilos musicais, alguns focam em determinadas vertentes. Enfim, há opções para todos os gostos.

Vou recomendar alguns dos canais que acompanho, mas essa postagem está longe de esgotar o assunto. Caso você tenha alguma recomendação de canal do YouTube ou de outra plataforma, escreva nos comentários. Se você tiver alguma ideia a acrescentar ao tema abordado aqui, escreva nos comentários. Se você quiser declarar seu amor a algo ou alguém, escreva nos comentários. Tudo liberado!

Sofar Sounds
Canal que reúne artistas diversos, em shows intimistas realizados ao redor do mundo. MUITA coisa boa!
Link do Canal

KEXP
Rádio de Seattle que compartilha performances de artistas diversos em seu estúdio ou em shows maiores. Conheci através de um grande amigo, que me indicou o show da banda Lucius no canal. Viciei!
Link do Canal

O show da banda Lucius. Você PRECISA conhecer.

NPR Music
A National Public Radio tem uma série fantástica chamada “Tiny Desk Concerts”. Muita coisa legal por ali, incluindo artistas conhecidos, como Adele, e gente nova. Música clássica, música étnica, rock’n’roll…de tudo um pouco.
Link do Canal

Esse sujeito CANTA:

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3 comentários sobre “Canais do YouTube para conhecer novos artistas e bandas

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